quarta-feira, 10 de junho de 2009


Pra que ou por quê as mulheres usam maquiagem?
Pra ficarem belas?
Pra evidenciar os cílios, os lábios, os olhos, as bochechas?
Será que é porque todas as outras mulheres usam?
Quem terá sido a primeira a usar?
Será que todas usam o jurássico pó de arroz?
O delineador de olhos?
Será que todas acham tão difícil usar como eu acho?
Quem sabe fazer a própria maquiagem?
Quais são os tons certos de sombras?
Qual é a base ideal para a minha pele?
Como usar o rímel e que marca usar?

As trezentas cores do estojo de sombras,
Às vezes, me confundem
(Eu uso, no máximo, duas delas)
As esponjas gastas são malcheirosas
E, por vezes, agridem a minha pele
Chego a ferir os meus olhos
Quando tento contorná-los com lápis preto
Penteio os cílios, piscos os olhos
Abrilhanto a boca
E me sinto pronta pra encarar mais um dia

Então, maquiagem é pra isso?
Pra te preparar pro dia?
Pra te preparar pra vida?
Pra te salvar de uma foto feia?
Pra te permitir olhares e elogios?
Ou pra te aprovar ante a sua constante reprovação?
E se ela não resolver?
E se ela não puder enfeitar a alma?
E se ela não evidenciar o belo?

Que ela sirva, então, pra evidenciar o SEU brilho
Que suas cores e artifícios combinem com o colorido do SER
E que o SER permaneça intacto, como ele é de fato
Sem contornos, sem MAQUIAGENS...


Desculpinha barata por não saber usar maquiagem!!!