domingo, 10 de outubro de 2010

FELIZ OUTUBRO!

Hoje é dia 10, do mês 10 do ano de 2010. Uma data perfeita para previsões e especulações apocalípticas, não acham? Por isso seria tão importante deixar um post com essa data. E como eu nasci nesse mês de outubro, no dia 06, acho que perto das 19 horas em uma maternidade de Anápolis-GO, resolvi escrever sobre o mês de outubro, que além de ser especial por ter me transportado no tempo, assume certa importância entre os outros onze meses. Vou explicar! Durante todo o mês de outubro a primavera perfuma nossos ares e lá pela metade do mês o sol começa a nascer mais cedo e a se pôr mais tarde como se quisesse saborear tranquilamente o restante desses dias “outubrais”. O mês de outubro, pra mim, assume o mesmo papel, no período anual, que a sexta-feira assume na semana. Outubro é o mês de planejar, de sonhar, de resolver problemas e projetar um ótimo fim de ano!

Veja alguns acontecimentos importantes que aconteceram em outubros:

Foi no mês de outubro que Cristóvam Colombo aportou, pela primeira vez, nas Ilhas de San Salvador, nas Bahamas, fato que marcou o descobrimento das Américas. Américo Vespúcio chegou no Rio São Francisco, em um 04 de outubro (dia do santo) e, em outubro de 1517 Martinho Lutero prega suas 95 teses na porta da igreja de Wittenberg dando início à Reforma Protestante na Alemanha. Foi em um mês de outubro que fundaram a Universidade de Harvard e em outro outubro que foi inaugurado o serviço de telégrafos nos EUA. Gandhi, Oscar Wilde, o polêmico Nietzsche, Luiz Inácio Lula da Silva, Daniela Vieira, minha prima Clarice, meu sobrinho Léo, meu chefe Dr. Roberto D' Ávila, entre outros, nasceram em outubro e foi também no mês de outubro que a nossa atual constituição foi promulgada! Eu me lembro da imagem de um velhinho careca sentado em uma cadeira no centro de uma grande mesa lendo um tanto de palavras que causavam entusiasmo nas pessoas e meu pai, sentado na beira da cama, aplaudia, do jeito dele, a ação daquele velhinho. Quatro anos depois, diante da mesma TV, enquanto esperávamos para ver CARROSSEL no SBT, assistimos a notícia do desaparecimento daquele velhinho da Constituinte, nas águas de Angra dos Reis. Eu decorei seu nome, sua fisionomia e suas ações políticas porque no dia da sua morte, 12 de outubro de 1992, a Rede Globo fez uma matéria sobre sua vida e na matéria descobri que ele, como eu, havia nascido no dia 06 de outubro e que tinha sido um homem importante para a tal democratização do nosso país. Foi nesse dia que eu achei que seria alguém importante.

É no mês de outubro que as crianças comemoram o seu dia! É no mês de outubro que escolhemos nossos governantes e representantes legislativos (ainda eu alguns façam a opção por palhaços); é no mês de outubro que se inicia o horário de verão; é no mês de outubro que se comemora o dia do compositor; é no mês de outubro que as festas de fim de ano começam a ser preparadas; é no mês de outubro que a gente se preocupa com dietas rápidas para o verão e, finalmente, é no mês de outubro que a gente reflete sobre o que fazer para que o ano termine bem! Afinal, só restam dois meses para que o ano acabe! Então, aproveite toda a carga positiva de um mês mais do que especial, para consertar tudo a ser consertado e “outubrar” todo o ano de 2010!

FELIZ OUTUBRO PRA VOCÊ!
Rua 5 de outubro (Americanópolis-SP)