sexta-feira, 24 de abril de 2009

O Segredo


Todo desafio traz, em si, medo... Tudo o que é novo, tudo o que é desconhecido assombra, assusta, mas não posso guardar segredos!

Lembro-me de José (esposo de Maria mãe de Jesus) quando ele se deparou com o evento de ter uma namorada virgem e grávida! Imaginem! Como as alterações físicas em Maria afetaram José. Ele correu o risco da discriminação e desaprovação social, teve medo, desconfiança, talvez até raiva de Maria, mas Deus lhe revelou o segredo!

Provavelmente o segredo sempre esteve revelado.

José, que por algum tempo, não conseguiu enxergá-lo. O segredo da confiança, do amor, da obediência, do valorizar as pessoas que estão próximas. O segredo revelado no Éden. Segredo de descansar na confiança, de se diversificar para unir, de deixar de ser para se tornar... O segredo da Cruz! O Segredo que confortou Cristo no Getsêmani... Suportando a dor por amor!

A cognição dessa verdade evitaria alguns dos medos, conflitos, amarguras e desesperanças que assolam a humanidade. A esperança em Cristo e o conforto que o conhecimento de Deus trás arrancaria as ansiedades e pavores que as imprevisibilidades trazem consigo.

Permitir que esse Segredo encontre os nossos corações e se revele à nós é saudar a vida e encontrar sentido nas manhãs, no desenho das nuvens, no calor do sol, no perfume da noite... tudo passa a fazer sentido e os valores se invertem... As coisas não mais se humanizam, tampouco os humanos se coisificam... As pessoas passam a ter mais valor do que as coisas e a busca pelas “coisas” só existirá em benefício de pessoas. Tudo volta ser como era antes, no Éden. E o princípio da Criação se faz presente a cada dia, fazendo reviver a esperança de dias sempre bons!

O segredo da vida está em Cristo desde sempre!