quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Procrastinação

Alguém já ouviu falar em Procrastinação? Então eu vou explicar! Procrastinação é um termo que define aquela nossa atitude em "empurrar com a barriga" ou deixar para depois o que tem que ser feito agora. Tipo agora quando eu deixo de estender a roupa que está na máquina pra atualizar o blog ou quando eu não atualizo o blog pra arrumar a casa ou quando eu deixo de arrumar a casa pra ler ou quando eu deixo de ler pra tocar guitarra ou quando eu deixo de tocar guitarra pra assistir televisão. Televisão é o fundo do poço! Deixar de fazer qualquer coisa pra ver porcaria na TV é mesmo fim de carreira! Mas, voltemos à procrastinação! Quando dei de cara com essa palavra em uma matéria da Revista Época, fiquei pasma e até um pouco feliz em saber que para o meu mal tem um nome! (Aliás, para quase todos os maus comportamentos existem nomes científicos hoje em dia). Fiquei feliz por saber que existem tantas outras pessoas que também trilham por esse caminho funesto em atrasar a vida com a irresponsabilidade do deixar pra depois, mas fiquei envergonhada por perceber, depois de uma apurada análise, que são por entre os motivos mais imbecis que eu me perco. Quase sempre sou enganada pela preguiça, pela pressa, pela ansiedade, pela soberba e posso até dizer que pelo orgulho.

Mas, por que estou escrevendo sobre isso? Porque o mês de janeiro é um mês de planejar o futuro! E todas as vezes que eu me deparo com os itens do meu planejamento estratégico (tenho que deixar registrado que o desse ano ficou esteticamente perfeito, com cores, imagens, link's e tabelas deslumbrantes), ainda assim, quando olho pra ele lindo, cheio de idéias simples (algumas nem tanto) e possíveis, me assusto porque já sei que no fim de tudo vou inventar uma desculpa ou várias desculpas pra não ter cumprido nem a metade do que foi proposto. E é nesse momento que a minha vida trava! O tempo anda e eu permaneço perdida nesses milhões de sonhos que chegam, no máximo, a uma tabela linda e colorida.

Esse não será o meu fim! É isso mesmo! Acabei de decidir! Vou tomar como exemplo o mal exemplo da adorável Anne Baylor que, em seu último post, relatou que não iria fazer promessas (acho que só pra não ter o trabalho de tentar cumprí-las, hein? sua procrastinadora!) Não vou ser tão radical quanto ela e vou continuar "fazendo promessas". Só não vou me cobrar tanto e vou tentar viver um dia de cada vez! Vivendo as coisas simples e possíveis que somente um dia depois do outro pode oferecer, fazendo de tudo para não mais ser uma PROCRASTINADORA. E, quem sabe assim eu consiga pelo menos cumprir a meta de atualizar o blog uma vez por semana, hein?