terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Volta às aulas

É gente correndo pra tudo quanto é lado! Uns querem descontos, outros querem perdão. Eu quero apenas renovar minha matrícula. Não era pra ser mais simples? “A senhora precisa da cópia de todos os boletos pagos, de um nada consta da biblioteca, da carteirinha do semestre passado e, é claro, de uma grade montada. Mas, para montar a grade, você vai precisar do auxílio da professora Wanda. Só ela pode te ajudar”.
Chego na fila para pegar o boleto e depois de 30 minutos a atendente, gente boa, me pergunta: A Sra. efetuou o pagamento da parcela de novembro? É claro que eu havia pago, ou será que, pelos resquícios do hábito, tinha sido um calote desintencional? Então traga os comprovantes pra gente e fica tudo certo, ok?
Volto pra casa descrente, como sempre, dessa parte burocrática de qualquer contrato. É muito papel, muita cópia, foto nova... Quem aguenta?
Depois de quatro dias encontro os boletos pagos e fico feliz por saber que não tinha calote nenhum! Graças a Deus estou conseguindo estabelecer limites para essa minha personalidade tendenciosa à pilantragem.


Volto à faculdade tranqüila imaginando que em trinta minutos efetivarei minha matrícula. Ledo engano! Pego a senha 561 e quando olho para o marcador vejo, sem acreditar, o nº 480. Faço um cálculo rápido da média de tempo para aquela campanhia da senha soar. Mais de 15 minutos... Desespero! Tentei me consolar ao perceber que na sala de espera só tinham umas 30 pessoas. Onde estariam as outras quase sessenta que, teoricamente, estariam na minha frente? Talvez seguiram o impulso imediato, como eu quase segui, e foram embora! Decidi ficar e esperar. Esperei, esperei... Revi amigos do curso, amigos da igreja que iriam estudar na mesma faculdade, fiz amigos nas filas... Conversei horas com a gentil professora Wanda que montou uma grade excitante, contendo literatura portuguesa, prosa e poesia, lingüística e prática oral e textual. Como não me empolgar?


Falo como se a empolgação me fosse novidade. Todos os semestres são assim! EMPOLGAÇÃO no início e ENROLAÇÃO no final.

Será que um dia eu consigo terminar?