quarta-feira, 18 de maio de 2011

Por um Mundo Melhor!

Fiquei impressionada com a polêmica que se deu em torno do livro adotado pelo MEC "Por um mundo melhor" para atender 4 mil escolas públicas em todo o país. O que mais me indignou é que a imprensa caiu matando em cima de um assunto que pouco sabem, deixando-se levar pela opinião de uns e outros figurões de direita que se escondem por trás de uma intelectualidade totalmente descomprometida com as causas socias. A charge do jornal da CBN de ontem, dia 17, ridicularizou a obra aludindo que se o ex-presidente fala errado, as crianças também vão ter que falar errado. Foi a coisa mais ESTÚPIDA que eu ouvi na CBN desde que me tornei sua ouvinte nas manhãs. (Acho que o Heródoto Barbeiro não permitiria que essa charge fosse ao ar). E, pra não ficar só na raiva, li o capítulo de concordância que mais "ofendeu" a crítica e não vi nenhum conteúdo que desmeresse a Língua Portuguesa. Louvo a atitude do MEC e dos lingüistas que tiveram a iniciativa de fundir e tentar selar esses dois brasis, ainda separados pelos preconceitos socias. Se é através da língua que a identidade de um povo se mostra, tentemos, então, pelo menos compreender a língua que conta nossas histórias, nossa cultura, nossos sonhos e que contará nosso futuro!