sábado, 4 de junho de 2011

Quantos Chico's Mendes ainda vão morrer?

Dia 24 de maio foi votado na Câmara dos Deputados o Novo Código Florestal, com o texto ridículo do ridículo Aldo Rebelo e no mesmo dia 24 foi assassinado cruelmente o casal de madeireiros José Cláudio e Maria do Espírito Santo, no estado do Pará. Eu sei que o post já está super atrasado, mas eu precisa postar isso! Eu estava (e acho que ainda estou) numa fase meio "writer's block" - "bloqueio de autor" - uma fase estéril, uma fase que nada consegue ir além da ideia. E, se é que alguém visita este blog, eu me desculpo com você, caríssimo e raríssimo leitor de minhas notas! 

Tá, mas o que uma coisa tem a ver com outra: Código Florestal e morte de ambientalistas? Bem, os grandes latifundiários sempre agem da mesma forma e sempre conseguem o que querem. Não querem cumprir a lei e, quando percebem que não tem mais jeito, eles mudam a lei. Simples! Tão simples como mandar matar as pessoas que estão no seu caminho. Se eles querem, eles têm e é assim que foram acostumados desde a época das Capitanias Hereditárias. Para eles, os pequenos agricultores, seringueiros, ruralistas e madeireiros trabalhadores são como os índios daquela época, não pensam, não raciocinam e são uma ótima e, claro, barata mão de obra. E o que sempre importa é a vontade soberana desses gananciosos donos de terras, que, agora, conseguiram vencer mais uma e mostrar que quem manda mesmo são eles, desde sempre. Matar um aqui e outro, não faz a menor diferença, ainda mais quando se trata desses madeireiros metidos à ambientalistas. Mandaram matar até aquela missionária de 73 anos, a missionária Dorothy Mae Stangirmã, conhecida como irmã Dorothy, que acabou se envolvendo nos conflitos agrários, por ousar lutar em favor dos pequenos agricultores desprotegidos e esquecidos no meio da floresta. E o Chico Mendes? Nem precisa falar, porque já teve até seriado global sobre ele! 

O refrão que me vem à mente é o da música “Princípio” do Rebanhão (grupo evangélico da década de 80 que eu adoro): “Quantos Chicos Mendes ainda vão morrer?” Caracas, os caras do Rebanhão eram visionários pra caramba e não tinham nada a ver com o estereótipo de uma banda evangélica! Falar de Meio Ambiente e falar de cuidado com o Planeta, é, também, falar de Deus! Vou ficar cantando ela até que a minha raiva passe, pois, cantar, pra mim, tem sido uma boa maneira de entender algumas coisas incompreensíveis!