quarta-feira, 24 de outubro de 2018

maria
susana
joana
estavam com ele ao lado, 
daquele lado
que seria furado pra
última gota sangue água

mas ele ainda ali vivo
perto delas 
falava pra um tanto de agricultor
o destino de uma semente 
quando sai da mão do semeador

elas, 
mulheres numa cultura machista
tinham a atenção dele
e ele não era machista
ele não, 
#elenão!
andava e se trocava com elas

e era assim o destino da semente:

beira do caminho
entre pedras e espinhos
semente lançada
pisada comida 
broto seco sufocado
mas me diga:
em terra boa nunca tem seca?
me diga se só há um jeito de semear?
o sertão virou mar e o mar virou sertão?
onde tem terra boa?
a do açaí é diferente 
da terra q faz a azeitona nascer

então é sobre o quê essa parábola?

nós mulheres  não somos só férteis de ventre
e por que é que nossos frutos só valem os do ventre? porque não falamos do algoz 
que nos rouba nos espeta nos cala?

então é sobre o quê essa parábola?

o semeador que saiu a semear
lança a semente, vai?
vai semear esperança
enquanto ainda dá tempo
vai aprender com esse ciclo pólos
da terra planeta água
nem boa nem ruim
terra
natureza sem borda
toda altar
e sai a semear
lembra que semente nunca repete
nasce cresce morre e nasce outra de novo
em outra flor de girassol
gomos de pinha condessa carambola
erva daninha trevo mamona babosa
tanta coisa que nasce em tanta terra diferente
aduba sangue unha cuspe magia
e umas vingam outras não
mesmo a terra sendo a mesma

então é sobre o quê essa parábola?

o semeador que saiu a semear
a semente que caiu, que vingou, que morreu
é o semeador q manda na direção do vento?
é o semeador q controla as aves de rapina?
é o semeador q compra a chuva e a seiva?
não! 

ele não
#elenão!

então é sobre o quê essa parábola?
o semeador que sai a semear
e as sementes q caem em terra propícia
cem por um, 
sem medida

nem terra, nem semeador, nem semente
controlam nada
então, me deixem viver
me deixem brotar, me deixem nascer
me deixem existir
me deixem florescer

#elenão #elenunca!

"eles escutam mas não ouvem, vêem mas não enxergam" Lucas 8