quinta-feira, 4 de outubro de 2018

tô com medo!

medo de morrer ali na esquina
fazendo um corre ou tomando uns goles
pq pra mim polícia é bote
e política é o que eu faço todo dia
com meu corpo insistente em viver e ser assim
do meu jeito
desbotada
desarmada
descolonizada
descentrada
tenho medo de armas
nas mãos de qualquer pessoa

mais em militar

tenho medo das fardas, das marchas
e até da fanfarra
quando é pra celebrar independente
um país que ordena a farsa 
de atirar numa parsa 
pra ter espingarda pendurada
e sair por aí
arrotando poderes

d e s a r m a m e n t o

tenho medo do terno e gravata
e dos anéis de ouro nos dedos 
das mãos sangrentas que assinam
politicas de extermínio

tenho medo de boi, de bíblia e de bala
quando carne, religião e segurança são uma farsa

tenho medo do martelo que bate
só nas mesmas carnes 
a sentença do agressor que nunca se cala

não voto em militar
não voto em pastor
não voto em empresário
não voto em banqueiro
não voto em quem faz da terra um negócio
não voto em quem promete mais delegacias
não voto em política de família

q embaraço,
a gente nem faz ideia
que um laço amarra e engana
enquanto a gente finge que ama
mas não quer aceitar no mesmo teto
a estranha samaritana 
sem antes despejar-lhe o veneno
do bem e do mal

não tenho mais medo de mordida
e sou eu mesma a arqueira da flecha
que voa em ondas sonoras
e grita #elenão!
eu sou a minha proteção
bastava que você me respeitasse!
eu sou o cuspe da casta judaica
impregnada pela vaidade de ter 
30 moedas para condenar qualquer justo

meu voto ainda é de esperança 
porque tenho lembrança 
que a história mesmo
é essa que a gente vive todo dia
sem confiar no sistema
e olha quem tá na cadeia?
a origem do político que tá na cadeia?

por que o medo de que um cara tão brasileiro como o meu pai volte ao poder? 
nordestino, mãos grossas, trabalhador...
que história a gente não quer ver?
por quê?
por que compactuamos com os coronéis
o conforto de ter
uma receita única absoluta
que imita a lógica militar de poder?
c o r o n e l i s m o 
coronéis da fé, 
mercadoria com a esperança das pessoas
medo, pânico, desespero
eles usam o meu o seu desassossego 
pra desequilibrar 
a esperança nos verdadeiros sorrisos, números, ternos com dinheiro
cristão é só mais um que rende um bom cargo pro líder que mais souber se articular
em nome de jeová

eu faço questão de ser a flecha
que ressoa #elenão!
cristão não precisa ser só número não
pode ser revolução

voto em hellen frida
voto em keka e fátima
torço pelo ganinete aba reta do max
torço por mais sapatão como a talita e por mais jovens negras como a rebeca gomes na câmara!
voto no marivaldo,
voto no haddad