quinta-feira, 1 de novembro de 2018

pra mim
o significado da cruz
é não ser mais necessária
nem mais usada

um santo foi pendurado nela
só pra provar que ela falha
e que não adianta arma
porque a espada
pode até arrancar a orelha do soldado
mas não desata o nó que prende 
açoita mata 
crucifica!

não mais!

eu não preciso mais carregar cruz de ngm!!!
sim, pq a cruz não era dele, né?
era do estado romano!
e os religiosos se aproveitaram do estado 
pro ódio descancarado

pediram a cruz 
e foi o estado que a enfiou, guela abaixo

entende que 
se ele era santo 
ela era injusta?
foi abominada!
abominada?
e por que ainda tem gente que me julga
e quer me condenar?
depois de dois mil anos
o estado laico evangélico
diz o que pode e o que não pode
quem foge
que note a ausência de amor
só eles que podem ser perdoados
que nem o devedor incompassivo
somos merecedores, dizem
meritocracia
eu digo: mentira!
lorota pra enganar empregado 
achando que é patrão, onde é opressão! 
sempre há algo que oprime:
meu medo
minha angústia
meu ódio
e acabo oprimindo

sei de inveja
mas também sei de entrega
de alma antiga que muda história
quando ama 
e perdoa
séculos de intolerância
e é inesgotável a fome a ganância

tribos satisfeitas 
com seu jeito tribal de bem viver
aí chegam os brancos donos colonizadores
e começam a dizer como devem pensar e agir

e quem não aceita,
morre!

não é mais permitido contar história 
nas escolas
e será que tudo isso vai virar lenda
e a gente vai fingir que é tudo poema?
a pena conta desde antes
as mesmas histórias
em tintura vermelha
a mesma cor vermelha de sangue derramado

é ... acontece!!!

acontece todo dia.
não é filosofia de professor comunista não!
não adianta rezar e dizer 
que é de deus todo trabalho
se é eu que tô aqui 
vivendo nesse corpo, nessa pele! 
acho que uns anjos às vezes até vêm
mas não fazem o que eu encarnada posso fazer!
acho estranho votar em torturador, 
dizer que já passou e pedir paz
sou eu que voto, né? não é anjo!
deixar todo o trabalho pra deus e
achar que pra tortura o erro é culpa, não dá!
o trabalho é meu
é seu!
e trabalho não é só o que produz dinheiro
produzir amor é trabalho!
produzir perdão é trabalho!
beijar e abraçar é trabalho!
sorrir e chorar e cantar e existir é trabalho
e não tem como a gente fugir 
disso tudo que somos!

e às vezes 
todo mundo esquece
e só resta a prece!

todo dia uma morta, 
uma morte
um tiro, 
e mais tiro eles querem!

#elenão! #elenunca!